“Dia D” do outubro rosa com a presença do caminhão ‘Amigo do Peito”

O último sábado, 23, foi marcado como o “Dia D” do outubro rosa em Novo Lino. Por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social diversas atividades foram realizadas no pátio de eventos do município voltadas para a conscientização das mulheres linenses sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama.

A prefeita Marcela Gomes participou ativamente das atividades e falou sobre a importância das mulheres se cuidarem contra a doença. “O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero”, ressaltou Marcela Gomes.

Um dos pontos alto do evento foi a presença do caminhão do projeto ‘Amigo do Peito’, onde foram realizadas 80 mamografias, além de ultrassom de mamas, mutirão de citologias, exames, testes rápidos de HIV, sífilis, vacinação, entre outras ações. Outro ponto alto foi a realização do bingo rosa com sorteio de prêmios, além de um aulão de zumba para diversão das mulheres linenses.

A prefeitura de Novo Lino durante o mês de outubro realizou diversas atividades voltadas para o público feminino nas unidades de saúde, especialmente para mulheres acima de 40 anos por meio de palestras educativas, orientação de como fazer o autoexame, orientações médicas, tudo voltado para a prevenção do câncer da mama.

Os secretários de Saúde, Oswaldo Gomes e de Assistência Social, Lucineide Gomes de Barros participaram das atividades, além da assessora especial da SMS, Carol Gomes.