Prefeita Marcela realiza pagamento de incentivo financeiro para ACSs e ACEs

A dedicação e o trabalho de quem passa de casa em casa para saber se está tudo bem com a família do outro, merece ser reconhecida, não é mesmo? Pensando nisso e diante do cenário da pandemia, que intensificou a necessidade desse olhar profissional, a Prefeitura de Novo Lino repassou nesta terça-feira (28) os valores do incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O repasse imediato foi um pedido da prefeita Marcela Gomes. O pagamento ocorreu um dia após a Câmara de Vereadores ter aprovado um projeto de lei enviado pela gestora municipal para garantir aos profissionais os recursos que são enviados pelo Ministério da Saúde. “O recurso vem então qual dificuldade teríamos de repassar, obviamente nenhuma, pois reconhecemos a importância desses profissionais para o município”, afirmou a prefeita.

“Tanto nosso governo, como a Câmara entendemos que essa é uma maneira de reconhecermos o trabalho dos agentes que estão diariamente atentos à saúde da nossa família. Quem atua como Agente Comunitário de Saúde está diretamente ligado às necessidades das famílias do seu bairro; eles são responsáveis por avisos importantes como datas de vacinação, Dias D, entre tantas outras situações”, complementou Marcela.

Ela acrescentou que os Agentes de Combate à Endemias (ACE) complementam o trabalho de cuidado com o outro. “Eu digo sempre que eles estão na linha de frente no combate de enfermidades graves como a dengue, chikungunya e o zika vírus, mas é muito mais do que isso; eles estão na linha de frente diante de qualquer surto de animais peçonhentos que levam à várias outras doenças; então nosso reconhecimento é moral e financeiro também”, frisa.

Com o pagamento, a prefeita Marcela Gomes marca um novo momento da administração pública, pois era uma luta de outros governos que somente com a nova gestão se tornou realidade em Novo Lino.