Prefeitura promove a Semana do Bebê com várias ações voltadas à primeira infância

Parte das estratégias do selo Unicef, a Semana do Bebê foi realizada pela prefeitura de Novo Lino com diversas atividades entre os dias 13 e 17 de dezembro. A primeira infância é vista pelo Unicef como prioridade máxima na agenda dos municípios brasileiros e a Semana do Bebê de Novo Lino promovida pela Secretaria de Assistência Social contou com diversas atividades nas unidades básicas de saúde 01 e 03.

Na UBS 01 foram desenvolvidas palestras com o tema “a importância do pré-natal e a valorização na primeira infância” com a enfermeira Valéria, o médico Antônio e a odontóloga Rita, que falou sobre o tema “pré-natal odontológico”. No auditório do posto de saúde foram realizadas palestras com o tema “alimentação saudável” através da nutricionista Dorinha. Já na UBS 03, foi realizada palestra com o tema “prevenção de acidentes domésticos com crianças” com a enfermeira Micaela e bombeiros.

Os profissionais do programa Criança Feliz e Cria distribuíram fraudas descartáveis, enxovais e brindes para gestantes e recém-nascidos. Toda semana foram realizadas ações simultâneas com todo cuidado realizado com a primeira infância. Ainda durante a Semana do Bebê nasceu o Isac, um bebê da agrovila Vitória, na zona rural de Novo Lino. Ele recebeu simbolicamente a chave da cidade das mãos da prefeita Marcela Gomes de Barros e o título de Bebê Prefeito

.

Foi um dos momentos mais emocionantes do evento, Isac ainda recebeu um belo presente da prefeita Marcela Gomes. “Aconteceu hoje, 17 [sexta], o encerramento da Semana do Bebê, que visa cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida e que são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Uma das principais estratégias do Unicef para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade e tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros”, escreveu a prefeita em sua conta do Instagram.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao selo é espontânea. O selo contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

A comissão do selo em Novo Lino é formada por representantes das Secretarias de Assistência Social [Lucineide Camelo]; de Saúde [Oswaldo Gomes de Barros; prefeitura, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Claudecir Alves) e tem como articulador Ebson Eduardo.