Profissionais do PSE atuam com ações de prevenção contra a Covid-19

Com o início da entrega do kit da merenda escolar no município de Novo Lino, outra ação também está sendo desenvolvida através da Prefeitura. A Secretaria de Saúde aproveita o momento para atuar pelo Programa Saúde na Escola (PSE). No comando do médico Oswaldo Gomes de Barros Filho, a secretaria de saúde tem buscado nesses primeiros meses de gestão, uma atuação firme e aceitando o desafio que é, alavancar a saúde e melhorar a qualidade de vida do povo linense.

Sem perder nenhuma oportunidade, a gestão ficou atenta ao calendário de entrega do kit escolar para montar uma estrutura simultânea nas escolas, enquanto a educação cumpri seu papel, logo os profissionais atuam com as ações de prevenção e orientação sobre a covid-19.

Como o público alvo são os pais de alunos, e muitos deles com crianças, os profissionais instalaram atendimento para verificar junto aos pais, as cadernetas de vacinação de seus filhos, o objetivo é que, ao ser identificado que vacinas estão em atraso, logo os responsáveis são orientados a procurarem seus postos de saúde para atualizar a vacina conforme calendário.

Também foi montada toda estrutura para atuar na prevenção da Covid, com orientações sobre distanciamento social, aferição de temperatura e aplicação de álcool gel. Um trabalho que vem sendo constante no município e com isso, mantém a cidade com um quadro epidemiológico, embora precisando sempre dos cuidados por parte de toda população, mas que está estável.

O Programa Saúde na Escola, visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, e é isso que Novo Lino vem fazendo. Defendeu o secretário de Saúde. Ele lembrou ainda que, o PSE traz no elenco de suas ações a verificação da situação a partir da conferência do cartão de vacinação, tanto da criança, do adolescente, da gestante e do idoso, junto aos próprios educandos e suas famílias. Concluiu.

A ação contou com apoio da Atenção Básica, participaram em conjunto coma equipe da Secretaria de Educação.