100 DIAS, UMA NOVA CIDADE COMEÇA A SER CONSTRUÍDA

100 DIAS, UMA NOVA CIDADE COMEÇA A SER CONSTRUÍDA

Com 100 dias de governo, prefeita Marcela já mostra que Novo Lino caminha para uma nova cidade.

Entre as ações desse governo está a creche da cidade que foi totalmente reformada e também o destaque para as obras de instalação da estátua do Cristo Redentor.

O governo da prefeita, Marcela Silva Gomes de Barros (PL), completou seus 100 dias de gestão à frente da prefeitura da cidade de Novo Lino. Em seu primeiro mandato, na função de gestora, e já conhecendo a realidade da cidade, Marcela sabia dos grandes desafios que encontraria pela frente, mas sempre firme com sua força e coragem, tem encarado de cabeça erguida, a situação em que encontrou a prefeitura, o que trouxe ares de desafio para a nova administração.

Os problemas encontrados pela nova gestora mostram um cenário de caos em praticamente todas as áreas da administração pública. O que se encontrou foi uma educação abandonada, saúde precária, sucateamento em todos os setores e uma cidade com sua autoestima comprometida, o que em apenas quatro meses a imagem já é bastante diferente do que a atual gestora encontrou no dia 1º de janeiro deste ano.

A prefeita vem trabalhando e buscando sempre focar a administração por ações que visam bem-estar das pessoas, garantia de direitos e responsabilidade social, com um olhar voltado as causas do povo, e com isso, o atual governo de Novo Lino tem feito investimentos em todas as áreas, uma delas é a educação, que ganhou um folego e devolveu aos profissionais, a alegria de poder atuar para que o pilar da sociedade seja cada vez mais fortalecido.

Marcela entregou recentemente a única creche de Novo Lino, totalmente reformada, a imagem mostra um retrato bem distante daquilo que foi encontrado. “Vamos olhar para traz a cerca de 100 dias, quando a mudança já aconteceu na cidade de Novo Lino”. Esse é o título de um relatório apresentado pela gestão, que mostra a transformação já sentida ao longo desse quadrimestre. A prefeitura ainda na educação, ofereceu curso de capacitação e reaproveitamento de alimentos, Distribuição dos Kits de merenda escolar para todos os mais de 3 mil alunos matriculados.

Para a gestão, os primeiros 100 dias são marcados por ações de muito otimismo para melhoria da qualidade de vida das pessoas, requisito fundamental para o desenvolvimento de um bom mandato. Desta forma é notável o resultado do trabalho em conjunto e com responsabilidade para manter o equilíbrio da gestão em benefício de todos.

 

Nossa reportagem teve acesso ao relatório da atual gestão e pontuou algumas dessas ações que você confere abaixo:

Infraestrutura

A ação desse governo está voltada para infraestrutura. Marcela tem trabalhado muito na regularização com laudos técnicos e planilhas para retomadas de duas obras importantes inacabadas de governo passados, como Unidade de Saúde Tertuliano e a Academia dos Idosos.

O Cristo Redentor

O governo também retomou uma obra de valor cultural e religioso muito significativa, que foi a estátua do Cristo Redentor, já em andamento, também com reforma da Praça Pública paralisada há mais de quatro anos; reparos na pavimentação de ruas; melhorias nas estradas rurais; reforma da quadra de esportes, também das escolas da zona rural, que iniciou já no Engenho Paraíso e no Engenho Costa.

Foi nesse governo que bombas da Agrovila Vitória foram consertadas e a água já chega em todas as torneiras do assentamento. Iluminação Pública nas placas de identificação da cidade. O governo de Marcela fez a troca da iluminação por Led, o que reduz em até 80% no valor da taxa de iluminação pública. A cidade ficou com a imagem mais bonita, com novas placas para quem chega e quem sai de Novo Lino. Os acessos da cidade ganharam melhorias.

Nesse governo, a população linense já começa se sentir mais segura, pois a prefeita atuou fortemente junto ao governo do estado e conseguiu para a cidade a construção do CISP, Centro Integrado de Segurança Pública. Ainda na infraestrutura, a prefeita de Novo Lino, nesses quatro meses já apresentou novos projetos que vão melhorar ainda mais a entrada da cidade com iluminação, passeio e entroncamento. Também elaborou novos projetos para a construção de um ginásio de esportes, e projetos para um complexo nutricional.

Assistência Social

Na Assistência Social a prefeitura também demonstra compromisso. Foram distribuídos porta a porta o pescado da semana santa, 16 toneladas de peixes entregue as famílias de Novo Lino. Foi nesta gestão que o projeto Cria foi implantado junto ao governo de Alagoas, restabeleceu a entrega do Leite, e realizou capacitação para os envolvidos no Programa Criança Feliz. Marcela implantou a Defesa Civil Municipal.

Dia com a Prefeita

O destaque também deve ser dado a atenção que a gestora tem com a população, e implantou o programa “Dia com a Prefeita”, onde ela atende exclusivamente a população, entendendo as necessidades do povo linense, são mais de 200 linenses atendidos pela prefeita por semana através desse programa. E tem mais, com Marcela Gomes, o pagamento em dia e o terço de férias a todos os funcionários da educação é uma realidade.

Saúde que avança

A prefeita mostra também todas as ações feitas na Saúde de Novo Lino, totalmente abandonada e hoje, a realidade é realmente animadora, o munícipio agora conta com mais de 12 veículos, para atendimentos de pacientes a consulta e exames ambulatoriais na capital e condução para levar os profissionais para zona rural e atendimento domiciliar.

Houve a estruturação em toda atenção básica com Médicos em todos PSFs, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem, mais agentes comunitários de saúde em todas as microáreas; foi realizada mais uma promessa de campanha: atendimento semanalmente com médico e enfermeiro no povoado Belo Horizonte; o município contratou um odontopediatra, psiquiatra e cardiologista.

A secretaria de saúde realiza semanalmente exames de eletrocardiograma e exames laboratoriais dentro do próprio município. Nessa gestão foi dado início a reforma do PSF III, onde irá atender a população na sua localidade; assistência farmacêutica e distribuição diária de medicamentos é uma realidade na cidade; O munícipio hoje consegue exames de média e alta complexidade que nunca foram agendados pela secretaria de saúde em tempos passados.

Dedicação da equipe do PNI, o que é comprovado no índice de vacinados contra a Covid-19 que recebeu 1.455 doses das quais 1.058 foram administradas em profissionais da saúde e idosos a partir de 60 anos, tanto para 1ª dose como para 2ª dose, no caso da vacina da AstraZeneca ainda não realizamos 2ª dose devido ao aprazamento, pois trata-se de um espaço de 12 semanas da 1ª dose para a 2ª dose ainda não chegamos nesse período. Conta o secretário da pasta.

São ações que fortalece a saúde da população, como ampliação da equipe de vacinação; Estruturação do PNI municipal e instalação de câmaras frias em todos os psf’s; Descentralização da vacinação ampliando o acesso a população da zona rural; Atualização dos cartões de vacina da população. Realização de três dias D de vacinação contra a Covid-19. tudo isso faz parte do trabalho da prefeitura que comemora muito os primeiros 100 dias de governo.