Câmara autoriza e prefeita Marcela garante incentivo adicional aos agentes de saúde e de endemias

Em sessão extraordinária que aconteceu nesta segunda-feira (27), a  Câmara Municipal de Novo Lino aprovou, em regime de urgência, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que prevê o pagamento de incentivo adicional aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no município.

Conforme o projeto de lei do Executivo, a vantagem adicional será custeado com recursos do Ministério da Saúde e repassado anualmente aos agentes após efetivo repasse da União ao Fundo Municipal de Saúde.

A câmara aprovou por unanimidade a incorporação do incentivo adicional, reconhecendo ser uma reivindicação antiga da categoria e que, somente com essa gestão foi possível, o que representa uma grande vitória para os agentes de saúde e de combate às endemias em Novo Lino. A presidente da câmara comemorou muito a aprovação de um projeto enviado pela prefeita Marcela Gomes que mais uma vez demonstra total respeito pelo serviço prestado por estes profissionais. Disse.

Para a prefeita, essa sempre foi uma luta de muitos anos e que, se passaram vários gestores e nunca atentaram para reconhecer e valorizar uma classe tão importante que são os agentes de endemias e de saúde, esse é um compromisso meu enquanto gestora e estou cumprindo, por isto encaminhei ao poder legislativo, a qual quero agradecer cada vereador que não mediu esforços para em sessão extraordinária votar o projeto a qual já estou sancionando e quero ainda esta semana, antes de receber o ano novo, efetuar o pagamento desse incentivo aos nossos agentes de saúde e de endemias, o dinheiro vem e é deles, então nada mais justo que repassar. Completou.

A prefeita ainda lembrou que, diferente de muitas cidades, seu governo, no projeto enviado a câmara, oferece os valores a serem aos Agentes Comunitários de Saúde, a ser repassados pela prefeitura no mês subsequente ao recebimento dos recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e será na razão de 100% (cem por cento) do montante efetivamente recebido. Ela explica que alguns lugares, é repassado apenas 50% sob a alegação de que a outra parte seria para compra de material de trabalho.

Para a presidente da câmara, resta mesmo comemorar pela atitude da prefeita Marcela e pelo empenho de todos os vereadores que se colocaram a disposição de aprovar um projeto que valoriza e garante aos profissionais aquilo que é seu por direito. Frisou.