Visando melhorar os índices no Ideb, prefeitura de Novo Lino promove formação pedagógica

Prefeita Marcela Gomes fez a abertura do programa de formação pedagógica

Melhorar cada vez mais os índices da educação linense no Ideb. Essa tem sido uma das propostas da administração da prefeita Marcela Gomes (PL) que tem sido colocada em prática desde o inicio de seu mandato em janeiro deste ano. E nesta segunda-feira, 26, foi aberto o programa de Formações Continuadas através da Secretaria Municipal de Educação, destinada a diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas municipais.

A formação alcança o ensino fundamental I e II, creche e EJA. Na abertura do programa, realizada no pátio da Escola Mário Gomes de Barros, formaram a mesa dos trabalhos a prefeita Marcela Gomes, o vice-prefeito Val Santos e sua esposa, Michella Julião, o secretário de Educação, Paullo Netto, a diretora da escola, Libene Tenório, a presidente da Câmara, vereadora Núbia Lima, o secretário de Finanças, Henrique Almeida, o diretor-executivo da editora Espiral, Douglas Sakumoto, professores e servidores da área de educação.

O programa de Formações Continuadas acontece através de uma parceria entre a prefeitura de Novo Lino, a editora Espiral e o Instituto Invar, cabendo ao município a aquisição do material didático, contemplando os profissionais da educação com a capacitação, que prossegue até quinta, 29. A programação inclui oficinas, palestras, dinâmicas e muito aprendizado. “Este é o principal objetivo, fortalecer os vínculos, desenvolver novas competências e preparar os profissionais para esse novo momento”, disse a prefeita.

A rodada de atividades começou com formação por turmas que foram separadas fundamental I, fundamental II, pré-escola, EJA e uma turma exclusiva com diretores e coordenadores. “O momento é muito importante para a educação municipal. Enalteço todo o apoio recebido da prefeita Marcela Gomes que demonstra comprometimento com o município e no tocante a educação, está cada vez mais nítido a responsabilidade dessa gestão e com isso todos ganham, como nossos profissionais e acima de tudo, nossos alunos”, declarou o secretário.

Na capacitação estão sendo abordados temas como mecanismo e metodologias para uma gestão pedagógica da escola; O papel do coordenador pedagógico: reflexão sobre a identidade do fazer pedagógico; e Liderança e condução de grupos. Serão apresentados através dos formadores, conhecimentos e metodologias que vão ajudar e capacitar os profissionais, sendo assim, a prefeitura busca com essa qualificação melhorar o Ideb do município. Ainda no evento, a prefeita Marcela entregou a cada profissional um kit para a formação.

O secretário Paullo Netto lembrou que ‘a secretaria está trabalhando com muita seriedade e que as formações pedagógicas são momentos de aprendizagem e fortalecimento de vínculos entre os profissionais, e agrega muito valor dentro da sala de aula’.